Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
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Índice
 

O que quer dizer "gaita-de-fole"?
 
Onde existem Gaitas-de-fole?
 
Qual é a sua origem?
 
O mito da "música celta".
 
Tubo cónico e tubo cilíndrico.
 
Gaitas "primitivas"?
 
Instrumentos musicais como objectos culturais.
 
A Gaita-de-fole: um instrumento, entre tantos outros.

 

  
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História
Breve descrição histórica


Gaitas "primitivas"?

Dzuhra Gaida (Bulgária)

É frequente ver em obras pouco rigorosas os modelos de tubo melódico cilíndrico (do Leste Europeu e Norte de África) serem classificados de “gaitas primitivas” - trata-se, contudo, de um equívoco.
Bem pelo contrário, instrumentos como a Gaida (Bulgária), por exemplo, são de tubo cilíndrico e exibem complexidade musical e tecnológica. 
Não são, de modo nenhum, "sobreviventes" ou "vestígios" de eras passadas, até porque pouco ou nada se sabe de concreto sobre a origem da primeira gaita-de-fole e quais as suas características.

Na verdade, os instrumentos musicais são artefactos, cujos materiais e características servem as funções de cada povo e cada época. Não são espécies animais que “evoluem” num ou noutro sentido.

Os instrumentos musicais não têm genes, não se reproduzem e não evoluem segundo leis de "selecção natural" darwinista.


O grupo Marzoug, do sul da Argélia, com uma Mezoued.

Ainda que algumas pessoas possam pensar que os instrumentos de tubo cilíndrico teriam surgido primeiro (por parecerem, supostamente, mais simples), isso não faz de instrumentos nossos contemporâneos os "antepassados vivos" de instrumentos "mais avançados" (inevitavelmente, os instrumentos do espaço europeu, numa perspectiva etnocêntrica).

Estabelecer, a título de exemplo, que uma Gaida búlgara é um "antepassado" da Gaita-de-fole galega, de uma Smallpipe ou uma Musette de Cour, é um erro. São muito simplesmente instrumentos diferentes, com propósitos e contextos musicais diferentes, que há que analisar primeiro, antes de estabelecer conclusões apressadas sobre o lugar de cada instrumento numa "evolução" global.

As eventuais linhas evolutivas só podem ser estabelecidas a partir de instrumentos antigos e outras fontes históricas (documentos escritos, vestígios arqueológicos, etc.) que comprovem as transformações que os instrumentos sofreram ao longo do tempo, dentro de um espaço geográfico concreto e com relações documentadas entre comunidades humanas.

A seguir: Instrumentos musicais como objectos culturais.


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