Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Notícias « 2017
.

Espaco.jpg (632 bytes)
Espaco.jpg (632 bytes)Arquivo de Notícias
Espaco.jpg (632 bytes)



Entre Margens - Encontro de Tocadores
Caminha, 2 a 4 de Junho de 2017

O Encontro de Tocadores consiste num evento de três dias que junta tocadores de instrumentos tradicionais de gerações distintas. Através dos tocadores convidados, que são na sua maioria “símbolos” de um saber que se esgota, fomenta-se a partilha de reportórios e técnicas instrumentais de Portugal e da Galiza e perpetua-se a importância do “saber tocar de ouvido”, a aprendizagem da música sem pautas.
O Encontro abrange sessões de trabalho entre músicos (oficinas de instrumentos), uma oficina de danças tradicionais, palestras, uma feira de construtores de instrumentos e editoras musicais assim como concertos e bailes no espaço público. Em qualquer das expressões que assuma na sua programação, o Encontro de Tocadores pretende constituir-se como um espaço gerador de discursos e reflexões sobre as práticas musicais do território galego-português.
Mais informações e programa »

Oestrymnis - Festival de Arte Folk

Lisboa, 8 e 9 de Abril 2017

Nos próximos dias 8 e 9 de Abril, a Associação Gaita-de-foles vai estar presente no Festival Oestrymnis, em Lisboa. Como parte da programação destacam-se concertos, oficinas, mostras de artesanato, luthiers, exposições e conferências.
Assim, a Associação Gaita-de-foles participará com uma oficina de Percussão Tradicional para Crianças no Domingo, dia 9 de Abril às 11h30, onde os mais novos terão a oportunidade de experimentar a força das percussões tradicionais portuguesas.
O programa ao longo dos dois dias é variado e conta com concertos das bandas Karnnos, Azagatel, Wolfskin, Keltika Hispanna e Urze de Lume; oficinas de Forja Ibérica e Percussão Tradicional e ainda palestras com temas muito diversos, orientados na tónica deste festival - Flauta de Tamborileiro, Construção de Instrumentos, Lobo Ibérico e culturas Pré-Romanas da Península Ibérica são alguns dos exemplos.
Mais informações »

Palheta Bendita 2017

Santo Tirso, 3 a 5 de Fevereiro
A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Escola de Gaitas da Ponte Velha da Associação Cultural Tirsense organizam, entre 3 e 5 de fevereiro, a 11.ª edição do Palheta Bendita, na Fábrica de Santo Thyrso.
O evento contará com oficinas de execução, afinação e construção de instrumentos, projecção de documentários, concertos e bailes.
Com a presença de Afonso Castro, Napoleão Ribeiro, Tiago Morais, José Moças, Nina Repas Gonçalves, Chico Gouveia e Diana Azevedo; os concertos e bailes contarão com os grupos Orquestra de Foles, Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, Academia de Música de Chaves, Coro da Escola de Música Tradicional Cardo Amarelo, Escola de Gaitas da Ponte Velha e Chulada da Ponte Velha.
Mais informações e programa »

2016


Litipiro: Sétima Edição
Centro Galego de Lisboa, 19 de Junho

Ao longo dos últimos anos a Associação Gaita-de-Foles tem realizado audições para os alunos e professores apresentarem o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo, envolvendo não só os alunos e professores, mas também toda a comunidade escolar: pais, sócios e amigos da associação.
Esta VII edição do Litipiro, que se realizará em parceria com o Centro Galego de Lisboa, terá um programa diversificado, com duas oficinas (sujeitas a pré-inscrição), concerto e, claro, a apresentação dos alunos das várias escolas, como é o caso da Xuventude da Galiza, Escola de Música Tradicional de Corroios, Associação Gaita-de-foles, INATEL e Gaiteiros da Bardoada.

Mais informações e programa »

Entre Margens - Encontro de Tocadores

Caminha, 3 a 5 de Junho

O Entre Margens - Encontro de Tocadores, já tem datas confirmadas. De 3 a 5 de Junho, em Caminha, tocadores de instrumentos tradicionais de várias gerações vão partilhar conhecimentos, repertórios e técnicas instrumentais, possibilitando a continuidade das práticas musicais de várias regiões de Portugal e da Galiza. Terão lugar oficinas de instrumentos, palestras, documentários, feira de construtores e bailes ao improviso, abertos ao público.
Mais informações »

Oficina de Ornamentação para Gaita-de-fole
Porto, dias 30 de Abril e 1 de Maio - com Ana Pereira

Nos próximos dias 30 de Abril a 1 de Maio de 2016, no Porto, a Gaiteirus.com, em parceria com a associação Gaita-de-foles e a ConnectART, organizam uma oficina de Ornamentação para Gaita-de-fole com a formadora Ana Pereira.
A oficina terá dois níveis, iniciação e avançado e estará aberta a todos os que se interessam pela evolução da aprendizagem deste instrumento e a sua adaptação a técnicas expressivas regionais. Existe mesmo a possibilidade de se assistir a esta oficina - para todos os que tenham curiosidade, mas não possuam conhecimentos suficientes.
Mais informações »

Orquestra de Foles: Mais Força à Liberdade
Grândola, 24 de Abril

Onde havia de estar a Orquestra de Foles, na véspera do 25 de Abril? Em Grândola, pois claro. Na noite de 24 de Abril, às 22h15, a Orquestra de Foles vai animar a malta, no coração da vila morena imortalizada por José Afonso na madrugada de 1974. Depois, às 23h00, segue-se a voz de Sérgio Godinho, pela noite dentro.
Com um CD editado em 2014, a Orquestra de Foles é um projecto musical da Associação Gaita-de-Foles: uma formação composta por instrumentos tradicionais onde se incluem um punhado de gaitas e uma mão cheia de percussões. Jogando com ritmos improváveis, arranjos arrojados e reportório diversificado, é um grupo capaz de, com um sopro, levar a gaita-de-foles ao lugar de destaque que merece.

Curso de Música Tradicional Coimbrã
Almada, 18 de Abril

Está aberta a oportunidade para todos aqueles que querem aprender um pouco mais sobre a prática da gaita-de-fole na Beira Litoral, nomeadamente em Coimbra. De um ponto de vista organológico, os instrumentos deste tipo encontrados por todo o país são muito semelhantes. Todavia, é inegável que as gaitas-de-fole mais antigas da Beira Litoral são diferentes. Tanto na morfologia, como no repertório e timbre, com um contexto único e de grande valor etnomusicológico.
Os professores António Freire (gaita-de-fole) e David Gonçalves (percussão) partilharão os seus conhecimentos e experiência (técnicas, repertório, contextos culturais) em Almada, no espaço da Associação das Colectividades de Almada, na rua Rainha Santa Isabel, nº 7.
As inscrições são de 20 Euros, com desconto de 5 euros para sócios da Associação Gaita-de-foles.

Palheta Bendita 2016
Santo Tirso, 11 a 14 de Fevereiro

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Escola de Gaitas da Ponte Velha da Associação Cultural Tirsense organizam, entre 11 e 14 de fevereiro a 10.ª edição do Palheta Bendita.
Na sexta, dia 12, o evento arranca com uma oficina de construção de instrumentos, com construtor e inventor de instrumentos Inocêncio Casquinha. Às 21h, na Fábrica de Santo Thyrso, será inaugurada a exposição «Os Zés Pereiras do Entre Douro e Minho» e, seguidamente, decorrerá um concerto de música medieval com os Jogralesca. No sábado, dia 13 de fevereiro, entre as 11h e as 23h30m e no domingo, dia 14 de fevereiro, entre as 14h30m e as 18h, haverá uma feira com 15 construtores de instrumentos musicais e duas editoras ligadas à música tradicional.
Como já é habitual no evento, o dia é dedicado à realização de diversas oficinas. Na habitual oficina de construção de instrumentos, os participantes terão a oportunidade de aprender a construir diversos instrumentos musicais tradicionais, com Xavier Blanco, um músico e construtor galego. Além disso decorrerá uma oficina de danças medievaise diversas oficinas de instrumentos: técnicas e repertório dos gaiteiros mirandeses com Ricardo Santos dos Velha Gaiteira; afinação de gaita-de-fole com Henrique Fernandes; concertina com Fernando Fernandes dos Convinha Tradicional e cavaquinho e viola braguesa com Luís Silva e João Matos. Na tarde de sábado haverá tempo ainda para uma palestra com o conhecido construtor de cordofones de arco António Capela e, ao início da noite, será apresentado o livro "A Alma da Gaita-de-foles Mirandesa: palhetas e palhões" pelo autor Henrique Fernandes.

 

 

 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados