Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Notícias « Tocadores Portugal - Brasil
.

Capa do Livro

Olaria Cultural

A Olaria - Projectos de Arte e Educação está sedeada em Curitiba, Paraná, e foi criada em 1999, com o objectivo de desenvolver e participar de projectos artísticos e educacionais

Tocadores: homem, terra, música e cordas
Resultado de pesquisa realizada em duas regiões do país: Brasil Central (Entorno do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais) e Litoral Sul (Santa Catarina, Paraná e São Paulo), esta obra de 336 páginas contém mais de 270 fotos e apresenta mais de quarenta tocadores entrevistados. Traz versos de folia, partituras de fandango e textos de autores e colaboradores.


Agenda 2006

Lisboa, 18 de Outubro
Auditório da FCSH 18h00

Évora, 20 de Outubro
Espaço Celeiros 22h30
Apresentação seguida de
noite de Danças Brasileiras

Seixal, 22 de Outubro
Casal do Marco - Tócarufar 17h30
 
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)

Tocadores Portugal - Brasil
Sons em Movimento
Projecto Tocadores lança livro sobre música tradicional de Portugal e do Brasil



O projecto Tocadores é uma iniciativa de documentação e divulgação de tradições musicais populares que surgiu em 1998. Desde então, alcançou resultados como a publicação de um livro, a realização de dois documentários e de uma exposição de fotos sobre artistas populares do Brasil.

A coordenadora do projecto, Lia Marchi, tem-se dedicado a partir de 2004 a uma pesquisa sobre as relações da música tradicional de Portugal e do Brasil. O primeiro resultado desta nova etapa chega ao público com o livro Tocadores Portugal – Brasil: sons em movimento. Elaborada após uma investigação feita também em Portugal graças a uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e graças ao patrocínio da Siemens por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.

Esta publicação de 128 páginas e 180 imagens apresenta algumas das relações entre a música tradicional dos dois países. A autora convida o leitor a conhecer aspectos da cultura portuguesa que foram trazidos ao Brasil como instrumentos musicais e festas populares, em especial a festa do Divino Espírito Santo.

O livro traz também um complemento interessante intitulado "Breve guia sonoro, bibliográfico e de websites", que apresenta 170 tópicos com indicações de fontes de pesquisa nos dois países facilitando ao leitor o acesso a materiais sobre o tema.


Violas populares portuguesas: detalhes de violas beiroas.

Com fotos do conceituado fotógrafo Zig Koch, o livro será lançado em Portugal no mês de Outubro em diversas localidades. Nesta breve digressão, será exibido um registro audiovisual da pesquisa de campo e será aberta a exposição de fotos "Tocadores na Escola".
O projecto pretende continuar com a realização de um documentário, uma exposição de fotos e outras publicações.

Projecto Tocadores

O projecto Tocadores surgiu em 1998 com o objectivo de documentar e divulgar tradições musicais populares. Tem no seu acervo mais de 100 horas de gravação em áudio e vídeo e mais de 4.000 imagens de instrumentos, festas e artistas populares. Conheça algumas das suas realizações:

2002
Livro
Tocadores – homem, terra, música e cordas
Lia Marchi, Roberto Corrêa e Juliana Saenger
Resultado de pesquisa realizada em duas regiões do país: Brasil Central (Entorno do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais) e Litoral Sul (Santa Catarina, Paraná e São Paulo), esta obra de 336 páginas contém mais de 270 fotos e apresenta mais de quarenta tocadores entrevistados. Traz versos de folia, partituras de fandango e textos de autores e colaboradores.

2003
Documentários
Tocadores – Brasil Central (24’)
Tocadores – Litoral Sul (25’)
Direcção de Lia Marchi e L.M. Stein
Os documentários revelam nas falas e imagens de violeiros, rabequeiros, foliões, fandangueiros, o rico quotidiano desta gente, o seu amor pelo instrumento que tocam e muitas vezes constroem, as suas relações familiares, devoções, a lida com a terra e outros elementos que compõem as raízes culturais da música de tradição oral do Brasil.

2005
Exposição de fotos
Tocadores na escola
Textos de Lia Marchi e fotos de Zig Koch
Exposição composta de 34 cartazes com imagens e textos explicativos voltados para crianças e jovens. Este material foi desenvolvido para possibilitar ao aluno uma aprendizagem divertida sobre a cultura popular brasileira, permitindo que o professor possa trabalhar o tema de inúmeras maneiras.

APOIOS
Incentivo: Prefeitura Municipal de Curitiba / Fundação Cultural de Curitiba / Lei Municipal de Incentivo à Cultura / Siemens
Obra resultante da investigação realizada com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Apoio cultural: Ministério das Relações Exteriores – Departamento Cultural / IGPlan Inteligência Geográfica / Arlete Pinheiro Lentes de Contato e Próteses Oculares / Bergamo Turismo / Associação PédeXumbo / Associação D’Orfeu / Centro de Música Tradicional Sons da Terra / Toca Rufar Projecto de Percussão / Associação Gaita-de-foles / Instituto de Estudos de Literatura Tradicional – FCSH – Universidade Nova de Lisboa / Fundação para a Ciência e a Tecnologia / Câmara Municipal de Castro Verde
Apoio institucional: Centro Nacional de Cultura / Instituto Camões na Embaixada de Portugal em Brasília / Consulado de Portugal em Curitiba / Departamento e Música – USP Ribeirão Preto / Ministério da Cultura / Ministério da Educação.


 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados