Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Sócios « Eventos « 2006
.

Espaco.jpg (632 bytes)
Eventos
Arquivo de 2006


Um Mundo de Gaitas no Museu Nacional de Arqueologia
O Museu Nacional de Arqueologia acolhe a partir de Dezembro de 2006, a exposição "Um Mundo de Gaitas", da Associação Gaita-de-foles. A exposição dá a conhecer vários exemplares de gaitas-de-fole de todo o Mundo, demonstrando a sua grande diversidade de formatos, materiais e tecnologias, nos muitos contextos culturais onde este instrumento tem presença. Desde a Gaita-de-fole de Trás-os-Montes, à Gaida da Bulgária, ou a Great Highland Bagpipe escocesa, passando pela Mezoued da Tunísia à Säckpipa sueca. Uma oportunidade para, neste Natal, levar a família e amigos a descobrirem o Mundo da Gaita-de-fole...
Mais informações »


Palheta Bendita 2006
A Associação Cultural Tirsense organiza no próximo dia 16 de Dezembro, em Santo Tirso, a segunda edição do Palheta Bendita. Este ano será dada uma atenção particular à construção de palhetas para gaita-de-fole, à percussão tradicional do Minho e Trás-os-Montes e claro, ao convívio de gaiteiros e percussionistas. Das actividades constam uma oficina com Patrícia Cela, mestre palheteira galega ("Xistra de Corucho"), oficinas de percussão do Minho e Trás-os-Montes com Manuel Lima do Grupo Zés-Pereiras “Os Divertidos”, Tiago Soares dos "Toque de Caixa" e Alexandre Meirinhos dos "Galandum Galundaina". A par das oficinas decorrerá uma exposição; “Zés-Pereiras no Entre Douro e Minho” onde são dadas a conhecer representações iconográficas do passado assim como as diversas práticas culturais destes conjuntos. À noite o evento encerrará com um jantar convívio entre todos os participantes e posteriormente haverá um serão gaiteiro aberto a todos os que queiram associar-se à festa. A inscrição, até 11 de Dezembro, tem o valor de 12.5€. E-mail: inscricoes@palhetabendita.com - Tel: 917883031 ou 962568471. Organização: Associação Cultural Tirsense / Gaiteiros da Ponte Velha. Esta iniciativa é apoiada pela Associação Amigos do Sanguinhedo, Gaiteirus.com e Associação Gaita-de-foles. Mais informações »


Exposição "Zés-P`reiras no Entre Douro e Minho"

Integrada na Semana da Música da Câmara Municipal da Trofa será inaugurada no próximo Domingo, dia 1 de Outubro às 18:00h, a exposição da Associação Gaita-de-Foles: “Zés-P`reiras no Entre Douro e Minho”, na Casa da Cultura da Trofa. Esta exposição descreve pormenorizadamente o fenómeno dos zés-p`reiras na região e revela-nos um conjunto iconográfico reunido por vários amantes da gaita-de-fole. A exposição estará patente até dia 24 de Outubro. Para mais informações, contactar a Casa da Cultura da Trofa através do telefone 252400090.


Escola de Gaitas: novo ano lectivo

A Escola de Gaitas da Associação Gaita de Foles abriu as pré-inscrições para os cursos de Iniciação à Gaita-de-fole de 2006/2007, em Santos, Lisboa.
O formulário de pré-inscrição e todas as informações sobre o curso estão disponíveis no site em
www.gaitadefoles.net/escola/
O curso de iniciação, com a duração de um ano lectivo, inclui noções teóricas e práticas de afinação, solfejo, técnicas de execução e conceitos fundamentais da História do instrumento.
Os alunos inscritos recebem um manual, uma flauta de prática, CD's de audição e, para quem não tem instrumento, gaitas-de-fole para alugar ao longo do ano, por apenas 5 euros por mês. As aulas têm a duração de uma hora e meia, duas vezes por semana, às segundas e quartas. Consulte todas as informações sobre o calendário, preços, horários, objectivos, plano de estudos e materiais e faça também a sua pré-inscrição on-line,
aqui »
Associação Gaita-de-foles -
Auditório do Grupo Cultural dos Trabalhadores do BES, Rua D. Luís I, n.º 27, Lisboa. Tel: 931 196 995.

Sons e Ruralidades no Vimioso
Entre os dias 28 e 30 de Julho irá decorrer no Vimioso o festival Sons e Ruralidades, que através da expressão artística da música tradicional pretende atingir a fusão entre a Natureza e a Ruralidade. Entre várias actividades, salienta-se a realização de oficinas de construção de instrumentos tradicionais, oficinas de danças tradicionais e de “lhaços” de pauliteiros, bem como palestras sobre etnografia e antropologia (a cargo de Ricardo Santos e Domingos Morais), relacionadas com a música tradicional.
O Festival abrirá com a inauguração da exposição “Um Mundo de Gaitas” da responsabilidade da Associação Gaita-de-foles e o lançamento de CD “Bi Benir la Gaita”, de recolhas tradicionais.
Para ajudar à festa estão previstos concertos com os grupos Cibo Mosari, Dazkarieh (Portugal), Dites 34 (França) e Roncos do Diabo (Portugal).
A autoria do projecto pertence às Associações ALDEIA e AEPGA Para mais informações: www.aepga.pt / www.aldeia.org


Festa Trad no Museu de Arqueologia
No dia 20 de Maio, o Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, continua a festejar o Dia dos Museus (18 de Maio) com um programa dedicado quase inteiramente ao universo da música tradicional. Para lá das visitas guiadas ao Museu, reconstituições históricas e diversas actividades, haverá espaço para muita música. Assim, o dia 20 começa com a actuação de Cantos e Danças Tradicionais Moldavos (do Centro Cultural Moldavo), o projecto "Notas e Voltas", o grupo coral alentejano Liga dos Amigos da Mina de São Domingos e os Tocá Rufar, acompanhados pelos alunos do 2º ano da Escola de Gaitas da Associação Gaita-de-foles - tudo na tarde de dia 20 (a partir das 17h). À noite, a partir das 21h, actuam os portuenses Comvinha Tradicional. Mais tarde, há baile de danças populares portuguesas e europeias com os Dançarilhos, às 22H30. No dia 21, Domingo, o dia começa às 11h00, com uma Arruada em Belém, com as Gaitas dos alunos da Associação Gaita-de-foles, acompanhados pelo gaiteiro Joaquim Roque (Torres Vedras). Depois é a vez das percussões, com os Finka-pé (Batuque Cabo-Verdiano) e as Tucanas. A partir das 14h30, surgem as Danças e Musica Clássica da Índia (da Comunidade Hindu de Portugal) e a presença do grupo Noses com Vozes e as Lavadeiras da Ribeira da Lage. O programa culmina com a actuação dos Dazkarieh, a partir das 19:00 horas, a que se segue o encerramento, com Música de Câmara - Quarteto Orquestra Sinfónica Juvenil.

Gaitas nas Caldas
Durante os próximos dias 18 e 22 de Maio, vão decorrer, nas Caldas da Rainha, duas acções de formação inicial em Gaita-de-fole organizadas pela Associação Gaita-de-Foles. Ambas terão lugar na ESAD (Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha), no âmbito da disciplina de Educação Musical. A oficina de iniciação incluirá aspectos teóricos e práticos do instrumento: as suas origens, distribuição e diversidade, as características deste instrumento em vários contextos culturais e claro, algumas noções da sua História, presença e características em Portugal. As aulas práticas incluirão noções de respiração, postura, teoria musical, alguns exercícios práticos e repertório diverso, com o objectivo de dar a conhecer este instrumento a públicos diversificados.





Tocar de Ouvido - Encontro de Tocadores
De dia 29 de Abril a 1 de Maio, Évora recebe o Tocar de Ouvido - Encontro de Tocadores Tradicionais. Este evento reúne tocadores de várias gerações, para três dias de aprendizagem de vários instrumentos de música tradicional: Canto, Concertina, Flauta de Tamborileiro, Gaita-de-fole, Percussões e Viola
da Terra. O Encontro visa uma passagem directa daquilo que são músicas
tradicionais e técnicas instrumentais contidas nos repertórios dos tocadores mais antigos, para músicos mais novos - que possam de alguma maneira dar continuidade àquilo que são as tradições musicais das várias regiões e instrumentos. Para tal, cada oficina conta com a presença de um Tocador tradicional, um músico que transmite não só as técnicas de execução, mas também a sua experiência e história de vida, bem como o conhecimento dos contextos da tradição. Para além das oficinas, o programa deste evento inclui muito mais actividades: uma Feira de Construtores de Instrumentos, Encontros-baile nocturnos, Palestras, Exposições e ainda Oficinas para crianças. Tudo isto decorrerá no interior da cidade de Évora, no recém inaugurado Espaço Celeiros. O Tocar de Ouvido é organizado em parceria pelas associações Pédexumbo, Gaita-de-foles e D'Orfeu, com a participação especial da Asociación Cultural de Tamborileros Norte de Extremadura Santiago Bejar (Espanha).

Todas as informações e pré-inscrições on-line estão disponíveis, aqui.



Um Mundo de Gaitas no ISA
Depois da Faculdade de Letras de Lisboa, a Exposição "Um Mundo de Gaitas" estará patente no Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia, na Tapada da Ajuda (Lisboa), de 3 a 7 de Abril. Esta exposição dará destaque às gaitas-de-fole portuguesas, com exemplares autênticos destas e de outras gaitas-de-fole de todo o Mundo, como a Gaita Transmontana (Portugal), Kaba Gaida (Bulgária), Mezoued (Tunísia), Great Highland Bagpipe (Escócia), Säckpipa (Suécia), etc. Em exposição estarão também vários materiais e ferramentas usados na construção de gaitas-de-fole.
O objectivo é fazer descobrir a diversidade do instrumento, bem como os seus segredos técnicos, a sua história e os testemunhos antigos que percorrem a cultura portuguesa e universal, na música, iconografia e tradições locais. A exposição, organizada pela Associação Gaita-de-foles, permite ainda conhecer uma parte do trabalho de investigação, ensino e recuperação do instrumento levado a cabo no seio desta instituição.
A exposição "Um Mundo de Gaitas" culminará no dia 6 de Abril, quinta-feira, às 18:30, com um Concerto Pedagógico, que incluirá a actuação de alguns alunos da Escola de Gaitas e a demonstração ao vivo de vários exemplares de gaitas-de-fole de todo o Mundo, com comentários e projecção de imagens temáticas. Saber Mais »

Sete Anos? Parece Mentira!
A Associação Gaita-de-foles comemora 7 anos de vida
No dia 1 de Abril, a Associação Gaita-de-foles reunirá os sócios e amigos para celebrar o seu sétimo aniversário. Comemoram-se Sete Anos de muito trabalho, descoberta e memórias do instrumento que motivou o surgimento da Associação: a Gaita-de-fole e os seus Gaiteiros.
Desde o seu início como projecto colectivo que a Associação Gaita-de-foles uniu pessoas interessadas pelo universo musical deste instrumento, não só de Portugal, mas também um pouco de todo o Mundo.
Juntou gaiteiros de todo o país, novos e velhos, deu a conhecer instrumentos e tocadores quase esquecidos e continua a formar novos gaiteiros, todos os anos, graças ao trabalho entusiástico das pessoas que a constituem - as que estão presentes desde o início e outras que se juntaram a este projecto em anos recentes.
A festa de aniversário incluirá um almoço-convívio, entre outras actividades, e terá lugar no Auditório do Grupo Cultural do BES, em Santos, Lisboa.
O almoço-convívio está marcado para as 13h00 (a inscrição são 12 euros e este valor inclui a totalidade do almoço).
Obviamente, a música será constante, com a presença de todos quantos quiserem participar neste evento. Sete Anos de Caminho »
Todos aqueles que quiserem confirmar a sua presença ou obter mais informações, terão de fazê-lo até ao dia 27 de Março, através dos seguintes contactos: Inês Gonçalves (962915892 - ineis2000@netvisao.pt)
Associação Gaita-de-foles (931196995 -
contacto@gaitadefoles.net).
Auditório do Grupo Cultural do BES: Rua D. Luís I, n.º 27
(próximo da Av. 24 de Julho).


Palheta Maldita: Oficina de Afinação de Gaita
Nos dias 8 e 9 de Abril de 2006, a Associação Gaita-de-foles organiza uma Oficina de Afinação de Gaita, com a presença do formador Sito Carracedo (Galiza).
O prazo da 1ª fase da pré-inscrição termina no dia 24 de Março e já há poucas vagas disponíveis.
Sito Carracedo é um gaiteiro e artesão galego, com um percurso multifacetado, quase sempre dedicado à pesquisa e aperfeiçoamento de técnicas de afinação e construção de instrumentos - sobretudo, de gaitas-de-fole. O seu trabalho mais conhecido é o livro "Palheta Maldita - Livro Técnico de Afinação de Gaita". A Oficina destina-se a todos os Gaiteiros interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre a afinação da Gaita-de-fole, algo fundamental para quem toca este instrumento e que exige muita experiência, perícia e conhecimentos práticos. Uma oportunidade imperdível para todos aqueles que, com mais ou menos experiência, querem aprender um pouco mais sobre a afinação das "malditas" palhetas da Gaita-de-fole: como se afina uma palheta, como funciona, truques de manutenção e afinação, materiais indispensáveis, etc.
Todas as informações, horário, condições e pré-inscrição on-line



"Um Mundo de Gaitas" na Faculdade de Letras

De 10 a 16 de Janeiro, uma parte da exposição "Um Mundo de Gaitas", estará montada no átrio de entrada da Biblioteca da Faculdade de Letras, na Cidade Universitária. Esta exposição dará destaque às gaitas-de-fole portuguesas, com exemplares autênticos destas e de outras gaitas-de-fole de todo o Mundo.
O objectivo é fazer descobrir a sua diversidade, bem como os seus segredos técnicos, a sua história e os testemunhos antigos que percorrem a cultura portuguesa e universal do instrumento, na música, iconografia e tradições locais. A exposição, organizada pela Associação Gaita-de-foles, permite ainda conhecer uma parte do trabalho de investigação, ensino e recuperação do instrumento levado a cabo por esta instituição.
A exposição "Um Mundo de Gaitas" culminará na Segunda-feira, dia 16, com a actuação de alguns alunos da Escola de Gaitas, a partir das 19:00 horas.
Para saber mais sobre o universo deste instrumento, visite "Um Mundo de Gaitas"...


 

 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados