Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Sócios « Eventos « 2007
.

Espaco.jpg (632 bytes)
Eventos
Arquivo de 2007


Curso de Gaita-de-fole do leste transmontano, em Lisboa

A Associação Gaita-de-Foles organiza, a partir de Janeiro de 2008, um curso de iniciação à Gaita-de-fole do Leste Transmontano, com a duração de 6 meses, destinado a alunos com prática anterior em Gaita-de-fole. Nele serão ensinadas técnicas de execução, ornamentação e repertório próprio dos gaiteiros tradicionais de uma área geográfica específica, procurando-se ilustrar a diversidade de géneros musicais que caracterizam as práticas instrumentais aí presentes. A História recente das gaitas-de-fole em Trás-os-Montes é uma temática presente no Curso, com a referência aos estudos/trabalhos realizados no âmbito da Etnomusicologia e com espaço ainda para audição de registos sonoros de diferentes períodos do século XX. O curso resulta de uma parceria com a Casa da Comarca da Sertã, em Lisboa, numa iniciativa que pretende contribuir para a formação de uma
nova geração de tocadores capazes de perpetuar/recriar uma prática
musical que urge revitalizar. As pré-incrições estão abertas até 21 de Dezembro de 2007 e o número de vagas é limitado. Mais informações »

Curso de Flauta de Tamborileiro
Também a partir de Janeiro de 2008, terá lugar a abertura de um curso de iniciação à Flauta de Tamborileiro (flauta de três buracos e tamboril) com a duração de 6 meses, numa iniciativa que pretende
contribuir para a formação de uma nova geração de tocadores de um conjunto instrumental com longa tradição em Portugal.
Nele serão ensinadas técnicas de execução e de coordenação entre a flauta pastoril e o tamboril, além de repertório variado, com destaque para as práticas musicais de Trás-os-Montes, onde este tipo de flauta é, conjuntamente com a gaita-de-fole, um instrumento musical preponderante.
No curso haverá ainda espaço para uma abordagem sucinta da sua
História em Portugal, lançando-se igualmente um olhar sobre outras
áreas geográficas da Península Ibérica onde o instrumento é tocado
actualmente, o que permite uma melhor contextualização das práticas
musicais portuguesas. O curso resulta de uma parceria com a Casa da Comarca da Sertã, em Lisboa, decorrendo nas suas instalações.
As pré-incrições estão abertas até 21 de Dezembro de 2007 e o número
de vagas é limitado. Mais informações »

Oficina de Gaita-de-fole, em Sintra
Em colaboração com a Associação Gaita-de-Foles, a Associação Cultural Alagamares organiza uma oficina de iniciação à gaita-de-fole, em Sintra, nos dias 1 e 2 de Dezembro.
Afinal o que é uma Gaita-de-foles? Como funciona? Como, onde e quando é que surgiram as primeiras Gaita-de-foles? Como se toca? Esta é uma oportunidade para experimentar pela primeira vez este instrumento e descobrir algumas das suas técnicas base e um pouco da sua história.
A oficina terá lugar no Bar "2 ao Quadrado" (Sintra) – Junto à Estação da CP, nos dias 1 e 2 de Dezembro. Horário: 15h00 às 18h00. Total: 6 horas. Número máximo de formandos: 10 pessoas. Inscrição: Sócios 25€; não-sócios 30€. Inscrições até ao dia 26 de Novembro, através do telefone 918 343 698 ou e-mail: paulo.paixao@alagamares.net


Do Fundo do Bahú!
Oficina de Gaita-de-fole para crianças

Do fundo do baú surgem antiguidades, coisas fora de moda, tesouros de um passado longínquo guardados por mãos anónimas e, entretanto, esquecidos...
"Do Fundo do Bahú!" renascem sons que ecoam das Gaitas-de-fole de ontem e de hoje, de sempre. Partir à descoberta destes instrumentos musicais antigos, mas actuais, é a proposta desta oficina musical: um momento pleno de interactividade onde as crianças são envolvidas por sonoridades enigmáticas e surpreendentes, que também falam português.
Em torno das Gaitas-de-fole iremos cheirar, sentir, ouvir... e criar Música. Sons da tradição que nos chegam de longe e de perto pela voz das Gaitas-de-fole dos "baús" dos nossos antepassados!
"Do Fundo do Bahu" destina-se a crianças entre os 6 e 14 anos de idade e leva a música das Gaitas-de-fole a todas as instituições interessadas (Escolas, Colégios, Museus, Fundações, Centros Culturais, etc.).

Contactos e mais informações »


Culturas Musicais da União Europeia: uma Viagem Instrumental

De 21 de Setembro a 29 de Dezembro de 2007, O Museu da Música prepara-se para ser o palco de uma viagem-exposição ao mundo dos
instrumentos e culturas musicais da União Europeia (UE). Com data de partida marcada para o próximo dia 21 de Setembro, o itinerário prevê pequenas paragens em cada um dos 27 países membros, num circuito que trará os viajantes de volta a casa para o encerramento da Presidência Portuguesa. Porque viagens há muitas, o bilhete quer desta vez levar o viajante ao encontro de uma pequena porção da diversidade musical e instrumental que se encontra pelos quatro cantos da UE, devidamente reproduzida à escala do Museu. Os embaixadores escolhidos são os instrumentos; afinal sem eles dificilmente se faz música.
Da guitarra portuguesa ao cavaquinho (Portugal), com acompanhamento de, entre outros, castanholas (Espanha), kaval (Bulgária), laouto (Chipre), trstenke (Eslovénia), saxofone (Bélgica), kantele (Finlândia), bouzouki (Grécia), harpa (Irlanda), kokle (Letónia), zaqq (Malta), cobza (Roménia) ou nyckelharpa (Suécia), são vários os instrumentos a descobrir e, como tal,
muita música “nova” para encher os ouvidos. Mais informações »


Trobada de Buners d’Ordino
A 9ª edição da Trobada de Buners (Festival Internacional de Gaiteiros) vai decorrer durante os dias 11 e 12 de Agosto em Ordino – Andorra. Este é um festival que reune gaiteiros de vários países durante dois dias.
Depois de ter sido representada pela Gaitafolia nas edições de 2000 e 2001, Associação Gaita-de-Foles vai ser, este ano, representada pelo novo projecto musical ligado à Associação – Cornes (grupo da Escola de Gaitas), assim como pela presença da exposição “Um Mundo de Gaitas”.
A programação para dia 11 começa logo de manhã, com um concerto de Dani Bellón e Diego Maceiras (Galiza) na praça central de Ordino às 10:00h, seguido de uma arruada com os grupos participantes. Durante a tarde, vão ter lugar vários concertos em vários lugares de Ordino: El Espíritu du Lúgubre; Castela-Leão (12:00h, Plaça Maior de Ordino), Fujara; Eslováquia (16:00h, jardins da Casa Areny-Plandolit), O’Carolan; Aragão (17:30h, Palceta Pajó) e Gerard Aulís Raurich; Catalunha (19:00h, Plaça Prat del Call). Durante a noite, os grupos Cornes (Portugal), Minuit Guibolles (França), Barbarian Pipe Band (Itália) e Taverna Folk vão actuar, a partir das 22:00h, no Centro de Congressos de Ordino.
Para o dia 12, a programação prevista conta com a Missa Solene na Igreja Paroquial de Ordino às 11:00h, na qual vão estar presentes o organista Xoan Carlos Castro e o gaiteiro Xosé Sancho. A 9ª Trobada de Buners d’Ordino encerra como um concerto de Emerald (Irlanda) na praça de Ordino.

Cornes em digressão
A banda Cornes tem várias actuações previstas para o próximo mês de Agosto: dia 3, às 22:30h, em Tavira (Festas da cidade), dias 11 e 12 em Ordino, Andorra (9ª Trobada de Buners – Festival Internacional de Gaiteiros) e dia 18 em Tomar.
Cornes é o novo projecto musical ligado à Associação Gaita-de-Foles, herdeiro do legado da Gaitafolia – antiga banda da Associação. Esta banda é constituída por professores e alunos da Escola de Gaitas da Associação, que pretendem fazer reviver os ecos da música tradicional conjugando-os com formas musicais contemporâneas e urbanas através de uma postura enérgica, divertida e descomplexada - sempre com a gaita-de-fole como instrumento principal - http://myspace.com/cornespt

Oficina de Gaita-de-fole no Museu da Música Portuguesa
A propósito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, a Associação Gaita-de-foles organiza uma Oficina de Iniciação à Gaita-de-fole no Museu da Música Portuguesa (Monte Estoril) nos dias 19 e 20 de Maio. Aí serão abordadas as principais características do instrumento: como
funciona, como se toca, que diferenças existem entre gaitas-de-fole de vários países e universos musicais. Todas estas experiências vão ser levadas a cabo através da audição de exemplos musicais, experimentação directa de vários instrumentos e transmissão de algumas noções elementares da sua distribuição e História. Tudo isto contando com a presença de gaitas de várias origens, que vão estar à disposição dos formandos. A oficina terá lugar entre as 14:00 e as 17:00 horas dos dias 19 e 20, sendo o valor de 25 euros pelos dois dias. As inscrições estão limitadas a 10 vagas, destinadas a maiores de 15 anos e podem ser feitas através do nº 21 481 59 04 até ao dia 18 de Maio.
Esta oficina está integrada na iniciativa chamada “Experimentar a música”, que engloba várias actividades: no dia 18, entre as 10:00h e as 14:00h, vai ter lugar um ateliê de construção de instrumentos tradicionais portugueses, no mesmo dia, às 18:30h, realiza-se um concerto comentado intitulado "Descobrir os segredos da composição musical", pelo Maestro Nikolay Lalov e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, cujo objectivo é dar a conhecer o processo de construção de uma obra musical e o pensamento do compositor. No dia 20, às 18:00h, tem lugar o concerto “Luís Baptis e as Violas do continente”.

Cornes no Museu de Arqueologia
A banda Cornes vai actuar no dia 19 deste mês, no Museu Nacional de Arqueologia, juntamente com os Tocárufar. Cornes é o novo projecto musical ligado à Associação Gaita-de-Foles, herdeiro do legado da Gaitafolia – antiga banda da Associação. Esta banda é constituída por professores e alunos da Escola de Gaitas da Associação, que pretendem fazer reviver os ecos da música tradicional, conjugando-os com formas musicais contemporâneas e urbanas através de uma postura enérgica, divertida e descomplexada - sempre com a gaita-de-fole como instrumento principal.
Esta actuação integra-se nas comemorações do Dia Internacional dos Museus - para além de vários outros museus que propõem actividades, o Museu Nacional de Arqueologia apresenta uma programação que inclui várias actividades como feiras, debates, ateliês educativos, visitas guiadas, projecção de filmes, teatro, dança e concertos, com os grupos Guitarra com Gente Dentro, MU, Cool Hipnoise, Mandrágora, Dazkarieh (a confirmar) e Corvos.




Tocar de Ouvido - Encontro de Tocadores

Em Évora, de 28 de Abril a 1 de Maio, realiza-se mais uma edição do Tocar de Ouvido - Encontro de Tocadores. Durante quatro dias decorrem muitas oficinas de aprendizagem de instrumentos de música tradicional, que propiciam a transmissão de conhecimentos dos tocadores mais velhos, para novos músicos: Flauta de tamborileiro, Gaita-de-fole, Concertina, Viola Campaniça, Rabeca, Flauta Travessa - e ainda tertúlias, exposições, feira de instrumentos, filmes, concertos comentados e bailes nocturnos.
Um evento a não perder, para quem quer conhecer de perto os tocadores e as suas músicas e aprender mais com eles. O Tocar de Ouvido é organizado pelas associações Pédexumbo, Gaita-de-foles e Dorfeu.

Todas as informações detalhadas sobre inscrição, programa e oficinas »

http://www.gaitadefoles.pt/tocardeouvido/2007/
8º Aniversário da Associação Gaita-de-Foles:
Homenagem a Joaquim Roque

No próximo dia 24 de Março a Associação Gaita-de-Foles comemora o seu oitavo aniversário.
Esta data serve não só de motivo para juntar sócios, amigos e muitos músicos, numa grande festa de convívio, mas também para prestar homenagem a um dos mais emblemáticos gaiteiros portugueses, que curiosamente, também celebra o seu aniversário nesse mesmo dia: o gaiteiro Joaquim Roque, de Torres Vedras.
Esta festa verá também uma breve apresentação da banda Cornes, o novo projecto musical dos alunos da Escola de Gaitas da Associação. Esta banda encontra-se neste momento em formação e aproveita esta ocasião para mostrar um pouco do trabalho que tem vindo a desenvolver. Esta celebração tem início com um almoço de convívio que está marcado para as 13:00h no Ateneu Comercial de Lisboa, onde a festa continua também pela tarde e noite dentro, com os músicos e instrumentos que se quiserem juntar à festa.
Para mais informações e inscrições, contactar, até dia 22 à tarde: 962915892 (Inês Gonçalves) / ineis2006@gmail.com
Ateneu Comercial de Lisboa, Rua das Portas de Santo Antão, nº 110, Lisboa - rua do Coliseu dos Recreios, perto da Avenida da Liberdade e do Rossio. Transportes públicos: Metro – estação de Metro do Rossio (linha verde) ou dos Restauradores (linha azul). Estacionamento: parque de estacionamento da Praça dos Restauradores (perto do Hard Rock Café).

Oficina de Percussão no MMP
A Associação Gaita-de-foles, em colaboração com o Museu da Música Portuguesa, organiza no fim-de-semana de 30 de Março e 1 de Abril uma
oficina de iniciação à percussão para gaita-de-fole. A oficina destina-se a transmitir alguns conhecimentos iniciais de percussão (caixa e bombo), para acompanhar repertório de gaita-de-fole: técnicas de execução, noções básicas, algum repertório e exemplos práticos, sendo acessível a quem não tenha quaisquer conhecimentos prévios. No início da oficina os formandos recebem um par de baquetas e um "drumpad" para praticar (incluído no valor da inscrição) e serão disponibilizados instrumentos no espaço da oficina. O número de vagas é limitado e valor é de 35 euros (30 euros para sócios) para as duas sessões diárias, das 15h00 às 18h00. Data limite para inscrição: 28 de Março. Esta oficina conta com o apoio do Tocándar - grupo de percussão e Museu da Música Portuguesa. Inscrições e informações em
contacto@gaitadefoles.net / 931196995. O Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria está situado na Av. de Sabóia, nº 1146 Monte Estoril.



A outra lista de Schindler

O musicólogo de origem alemã Kurt Schindler empreendeu na década de 30 do século XX uma série de prospecções etnográficas em Espanha e Portugal, que resultaram num espólio fonográfico relativamente pouco conhecido. Numa colecção com um total de 987 fonogramas, 24 foram gravados em Portugal, abrangendo sobretudo a região de Trás-os-Montes, em Bragança e Miranda do Douro. Entre estas gravações encontram-se alguns dos primeiros registos sonoros de canções e de gaitas-de-fole, que ainda hoje podem ser ouvidas, com formas muito semelhantes, 75 anos depois. Hoje, graças à amável colaboração da Fundação Joaquin Diaz, a Associação Gaita-de-foles disponibiliza os fonogramas portugueses na Internet, para todos os interessados... »

 

 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados